Dicas - Caronas no Brasil

Recebi de um leitor uma dica muito interessante. Dêem uma olhada:

"Quem trafega pelos grandes centros urbanos sabe que poucos carros andam com a sua capacidade máxima e a grande maioria leva apenas um ou dois passageiros. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a taxa de ocupação de automóveis particulares é de 1,49 pessoa por veículo. São 64% dos carros trafegando apenas com o motorista e 27% com o condutor e um passageiro.

O resultado disso pode ser visto em mais carros vazios na rua, pessoas solitárias dentro de seus veículos e quilômetros de engarrafamentos que podiam ser reduzidos drasticamente se mais pessoas compartilhassem os carros, oferecendo e recebendo caronas.

Para facilitar esse processo nasceu a TipCar, uma rede social da carona solidária que mapeia as rotas de caroneiros de todo o país e ajuda a localizar quem pode compartilhar o carro com você.

As vantagens são muitas, avisam os responsáveis pela rede. O motorista ganha com a redução das despesas com locomoção ao dividir custos com outras pessoas e o descanso do volante proporcionado pelo rodízio.

Já para o passageiro, vale usufruir de uma viagem rápida e confortável. Ambos poupam tempo, dinheiro, reduzem os engarrafamentos e as emissões de poluentes, além de poderem conhecer outras pessoas e fazerem novas amizades.

"Acreditamos que estes assentos vazios podem ser utilizados para beneficiar o motorista, passageiros, sociedade e ao meio ambiente, em uma relação ganha-ganha perfeita." - TipCar

Funciona da seguinte forma: O interessado se cadastra no site usando uma conta que já possui, como a do Google, Twitter ou Yahoo. Depois, ele insere seu roteiro diário, informando os locais de origem e destino, horários e dias da semana que ele faz aquela viagem, quantos assentos disponíveis o carro possui e se ele será motorista ou passageiro.

Esses dados são analisados por técnicas de geoprocessamento visando encontrar pessoas com interesse comum em relação à mobilidade, rastreando rotas similares e fazendo sugestões de possíveis caronas. O sistema também contabiliza automaticamente a distância a ser percorrida, a quantidade de CO2 que poderá ser poupada e o valor que os caroneiros deverão contribuir com o motorista.

Lembrando que o serviço é gratuito e esse valor é apenas uma forma de compensação pelos custos da viagem, como gasolina, pedágio, estacionamento e impostos, e deverá ser acordado diretamente entre o motorista e o caroneiro.

Para garantir a segurança de todos os envolvidos, a pessoa terá acesso ao perfil do candidato a caroneiro, com informações sobre sua rota e o auxílio de recursos sociais, como amigos em comum, comunidades e fotos. Após a aprovação de ambos, são disponibilizados dados pessoais, como e-mail e telefone de contato, para que vocês possam entrar em contato e acertarem a carona. Assim, você poderá avaliar e decidir se quer compartilhar o carro com aquela pessoa ou não.

Os caroneiros ainda podem se inscrever em comunidades ou grupos de carona, facilitando o encontro de alguém com a mesma rota e tornando o processo mais seguro. E se ainda não existir uma comunidade com a rota que você procura, você pode criar uma nova e convidar seus amigos, colegas de trabalho ou de faculdade para participarem.

Para participar, basta entrar no site e se cadastrar (tipcar.com.br).


Boa carona!


Para mandar sua dica escreva para: jonaspannain@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário