Como se vestir para o frio

      Já tem algum tempo que eu estava com intenção de escrever um artigo sobre como se vestir para o frio. Parece até meio óbvio: basta ter roupas próprias para frio. Mas não é bem assim.


      Aproveitando a experiência de montanhistas e praticantes de atividades “outdoor”, podemos economizar um bom dinheiro, peso e volume quando se trata de roupas próprias para nos manter aquecidos.

Trata-se do princípio das três camadas:

      1. ISOLAMENTO – Conhecidas como “segunda pele”, são roupas de material sintético, que não retém umidade, sendo de fundamental importância, uma vez que são responsáveis por reter o calor produzido pelo corpo através do isolamento térmico.


      2. AQUECIMENTO – Para esta camada existem diversos materiais disponíveis no mercado. O mais conhecido é o “fleece”, uma vez que este material possui grande capacidade de aquecimento, é leve e macio. Vale lembrar que o aquecimento à partir deste material ocorre de acordo com sua espessura e qualidade.





      3. PROTEÇÃO – Esta peça deve ser folgada, uma vez que vai por cima de todo o sistema de aquecimento. São roupas mais pesadas e de maior volume, e tem a função de reter vento e chuva, por isso, apesar de existirem roupas só para vento, aconselho a procurar uma que seja também impermeável.



      No mercado também são encontradas peças que possuem duas funções conjuntas, como AQUECIMENTO e PROTEÇÂO. Algumas destas peças podem ser “desmembradas”, ou não. É mais interessante optar pelas que “desmembram” uma vez que nem sempre utilizamos todas as camadas, podendo combiná-las de acordo com a necessidade e o frio que se apresenta.



      O princípio das três camadas também pode e deve ser aplicado para as pernas, e não devemos esquecer das luvas, meias e gorros que também são encontrados nos mais diversos tipos de material (inclusive “fleece”), lembrando que é muito importante manter as extremidades (mãos, pés, orelhas) aquecidas, uma vez que auxiliam a manter o corpo aquecido.

      Quero deixar claro que esta não é a única forma de se vestir para o frio, nem a mais “fashion”, charmosa, bonita. Procurei ser o mais prático possível, tentando equilibrar, facilidade no transporte, eficiência e preço. Por falar nisso, um último lembrete: os preços variam muito e merecem uma boa pesquisa, que podem proporcionar até 60% de desconto entre marcas e fornecedores. 
            No site Mochileiros tem uma explicação bem bacana e detalhada relacionada a este assunto:



      Bom frio! (Ou calor, se você se agasalhar bem...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário