Destino: Monte Roraima/Gran Sabana/Venezuela


Na divisa entre Brasil, Venezuela e Guiana ele se ergue imponente no horizonte. São quase 3.000 metros de altura de pura beleza. Nessa região, conhecida como Grande Savana Venezuelana (patrimônio da humanidade), existem varias formações semelhantes. Conhecidos por tepuy ou no plural, tepuyes, se erguem quase que verticalmente e segundo alguns estudos, foi um dos primeiros lugares no planeta a se solidificar. O Monte Roraima em especial, é conhecido pelas lendas que o cercam, tendo como origem a cultura indígena local, os Pemons. Para chegar, são aproximadamente dois dias de caminhada à partir de Santa Helena de Uairen, na fronteira entre Brasil e Venezuela. Uma vez lá no alto, é bom dispor de pelo menos mais dois dias para se ver o mínimo, já que só de comprimento, o Monte tem 46 km.

Principais pontos de visita: Punto tríplice (encontro das fronteiras dos três países), El fosso e Vale dos Cristais. Garanto que essa viajem vale cada esforço e cada centavo. O lugar é lindo, mágico, indescritível!! As fotos não são capazes de expressar o sentimento de visitar esse outro planeta.
Acesso: Pelo Brasil, saindo de Boa Vista (RR) até a cidade venezuelana Santa Helena de Uaíren, na fronteira, são 215Km. De lá, pode-se procurar uma das agencias de turismo que fazem o passeio. Eles alugam de tudo! Barracas (carpas), sacos de dormir, isolantes térmicos, fogareiros, enfim...basta levar um bom par de tênis ou botas para treking e roupas de frio. (No inverno pode-se encontrar temperaturas próximo a 0°C), Capa de chuva é fundamental. Lanterna, pilhas, e um bom relaxante muscular também são bem vindos.

Agora, se você prefere usar seus próprios equipamentos, prepare sua bagagem, e ao invés de ir com uma empresa de turismo de Sta Helena, poderá optar pela opção de seguir até São Francisco de Uruaní e tentar se encaixar em algum dos inúmeros grupos que vão por conta própria. Proponha rachar os custos e economize um bocado. ATENÇÃO!!! É fundamental que se contrate um guia indígena no local. Primeiro por que é obrigatório, e segundo por que se alguém se perder lá em cima (e não é difícil), pode se considerar bem encrencado, pois não tem o que comer. É só pedra!!! Nesse caso procurem em S. Francisco o Rolando. Ele é gente boa pra caramba e faz um precinho especial para brasileiro liso. Calcule um dia de guia por uma diária de aluguel de carro no Brasil.
Outros pontos interessantes da região: Monte Kavac (Onde fica a maior queda d’água do mundo: Salto Angel), El Paují (Uma comunidade alternativa muito interessante que vale à pena conhecer), Lago Canaima...A região tem infinitas cachoeiras. Então vá preparado para andar bastante, pois têm muita coisa bonita para se ver...
O que você vai precisar:
Roupas: Uma calça grossa, uma bermuda, camisa (ao menos uma de manga comprida), casaco meias, roupas íntimas (mantenha tudo em sacos plásticos separados). A capa de chuva deve ficar sempre à mão. E não esqueça de um chapéu (de preferência que proteja o pescoço).
Comida: No caminho entre Boa Vista (RR) e Sta. Helena, pode-se comprar uma paçoca (farinha com carne seca) muito boa. É leve e sustenta bem. Leve sopa instantânea, arroz desidratado, um pouco de chocolate (ajuda bastante no frio), um pouco de pão, biscoito, barra de cereais, leite em pó, chá, café e sal grosso (uma pedrinha de sal embaixo da língua evita cãibras). Algumas bananas desidratadas são uma alegria pros dentes. Água tem por todo o caminho e em abundância. Uma garrafa com 1litro resolve o problema. Leve alguma solução para purificar a água, afinal, uma diarréia em alguns dias de caminhada não é lá muito bom.
Equipamento: Barraca, saco de dormir, isolante térmico, uma mochila confortável, lanterna, protetor solar, fogareiro (daqueles pequenos e leves!!), primeiros socorros (remédios para dor de cabeça, relaxante muscular, anti-inflamatórios, IMOSEC, etc.). A câmera fotográfica deve ser simples. A umidade castiga muito e é melhor correr o risco de estragar uma câmera barata.
Lembre-se: Conforto é proporcional a peso. Não leve mais que 15 Kg na bagagem, a não ser que tenha experiência em caminhadas.

Dois links muito bons:
www.lagransabana.com
www.gransabana.com

Documentário da National Geographic:



Boa viajem

3 comentários:

  1. Hum...acho que vou "viajar" por aqui!

    Beijocas Natalícias

    ResponderExcluir
  2. fico sempre impressionada com sua capacidade de "brincar" com as palavras... Parabéns!
    Que todos os projetos do mochileiro sigam sempre o rumo que você imaginou...
    Um grande bju!


    Ju

    ResponderExcluir
  3. e aí, bom? por falar em mochileiro "liso", quanto $$ saiu +/- nessa viagem? com certeza deve valer a pena.. []'ão

    ResponderExcluir