DESTINO: BOLIVIA (visitando os Incas – parte1)

Para dar continuidade ao Manual, iniciamos com as dicas de uma grande viagem: região andina, visitando os Incas. Escreverei dividido em partes, uma vez que o trecho é grande e muito detalhado. Então lá vai...

Iniciaremos este trecho pela Bolívia. Considero que a maior parte dos passeios interessantes partem de sua capital, La Paz. Algumas pessoas, inclusive, preferem pegar um avião e descer direto por lá. Na minha opinião, não se deve fazer dessa forma por alguns motivos:
- La Paz está situada à 3660 mts de altitude e por este motivo os visitantes costuma sofrer com o mal de altura (chamado de soroche). Uma viajem com mais escalas permitem que o organismo se adapte melhor à essa situação;
- Entrar em uma casca de metal, viajar sentado no ar condicionado por algumas horas e descer em um “mundo” totalmente diferente é estragar todo o gosto da viagem.
- Nada se compara a subir o planalto de ônibus e,lá do alto, ver ao horizonte a cordilheira dos Andes sob a luz de um sol nascente. (é possível pegando ônibus que sai de Cochabamba para La Paz entre as 04:00hs e às 06:00hs);
A primeira opção, indo por terra, é sair de Corumbá (MS), seguir pela fronteira até Puerto Suarez já na Bolívia; ATENÇÃO!!!! Não deixe de pedir o documento de entrada no país e verifique se está carimbado com a entrada. Por ser uma cidade de “livre acesso” na fronteira, acontece de um guarda “esquecer” de te dar tal documento ou carimba-lo (pura malandragem para que quando você estiver de saída do país ter como cobrar propina pela falta de tal documento – isso é comum em todas as fronteiras de lá). Não se assuste, nobre mochileiro(a), apesar de não estarmos muito acostumados em ter que lidar com isso no Brasil (aqui não existe propina...hehehhehehe), com um pouco de cuidado e atenção, é tranqüilo passar pelas fronteiras.
Uma vez em Puerto Soarez, basta pegar um trem (Ferrobus) para Santa Cruz de La Sierra. (sinceramente, não conheço nada interessante no caminho) os valores variam em torno de 10 a 20 dolares para uma viagem de aproximadamente 630 Km. Procure horários noturnos para economizar em hotel e no calor (que é infernal nesta região).

A estação de trem em Santa Cruz é junto à rodoviária, então já se aproveita para comprar a passagem de ônibus para Cochabamba ou direto para La Paz. Não se empolgue com a gritaria que fazem os vendedores de passagem e com as fotos de ônibus que enfeitam os guichês: provavelmente não são reais. Antes de comprar a passagem vale à pena se informar e dar uma volta pelo embarque para ver se os ônibus daquela companhia são como na foto do guichê. (Viajei pela companhia “Bolívar” e não me arrependi) Outro detalhe: os banheiros dos ônibus normalmente não estão disponíveis para o uso, então previna-se.
Se for pegar o ônibus à partir de Cochabamba, procure os que saem bem cedo (entre 4:00 e 6:00 da manhâ) e se possível, compre as cadeiras do panorâmico (sabe aqueles ônibus de dois andares?? Esses!! E pegue a primeira cadeira) para aproveitar o visual da chegada no planalto andino. É Muito bonito!!!
Na próxima postagem entrarei em detalhes sobre La Paz e região. Boa Viagem!!!

11 comentários:

  1. Bom dia! Fantástica sua viagem. Como faço para entrar em contato com você via e-mail para me passar umas dicas da viagem. Tipo a média de gasto, compra de passagens...Quero viajar no início de março com meu marido e estamos meio perdidos. Obrigada. Leandra

    ResponderExcluir
  2. Corumbá é MS, Mato Grosso do Sul

    ResponderExcluir
  3. preciso de um contato de algum ônibus de mochileiro que sai de corumba para fazer compras na bolivia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ônibus de mochileiro para compras?
      Acho que você se confundiu com "sacoleiro"...Rs
      Desculpe mas não tenho essa informação.

      Excluir
  4. Olá!
    Estou planejando fazer um rotiro como esse, mas tenho dúvida quanto a acompra de passagens. A compra de passagens na Bolívia (de Puerto Soares para Santa Cruz e de Santa Cruz para La paz) é feita facilmente? Pergunto pq meu receio é chegar lá e não conseguir passagens. Tentei verificar na internet a possibilidade de compras antecipadas, mas não encontrei nada a respeito. Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoa anônima (Rs), o volume de pessoas viajando neste roteiro é muito grande. Logo, tem muita oferta de transporte. Quando fui para La Paz não passei por Puerto Suarez pq estava vinda de Assunção no Paraguai, de onde fomos direto para Sta Cruz.
      Não acredito que vc não encontrará passagens saindo na hora. Não me preocuparia com este fator.

      Abraço

      Jonas

      Excluir
  5. Olá pessoal,vou para Bolívia em julho de 2016,gostaria de saber se tem ônibus e ou trem direto de puerto soarez a lapaz.abs
    Watts 22- 998083066

    ResponderExcluir