DESTINO: PERU/ CUZCO (visitando os Incas – parte 3)

Logo que se sai da Bolívia, é possível notar uma grande diferença entre os países (principalmente $$$). Apesar de no Peru o preço aumentar um pouco, para o mochileiro liso ainda é muito barato viajar.

A primeira cidade que vale ser citada quando se chega ao Peru pela Bolívia é Puno, de lá que saem os barcos para as famosas “ilhas de palha”. Não são exatamente de palha, e sim de junco, mas realmente são ilhas com casas e tal...mas é muito “turístico”, no mal sentido. Também é desta cidade que saem os ônibus para Cuzo, capital do Império Inca e um lugar que merece um bom tempo para ser visitado.

A região de Cuzco, Vale Sagrado, e tudo onde foi esse grande centro do império Inca é fascinante, Aliás, se fosse possível eu moraria uns três meses por lá para poder conhecer todos estes lugares. São muitas ruínas, vales, sempre com novas descobertas arqueológicas e riquezas de um povo e cultura totalmente diferente do que estamos acostumados. Uma riqueza incrustada nas montanhas lindas e vales incríveis, com rotas turísticas que são muito interessantes, principalmente se tiver a sorte de encontrar um bom guia. Acredite, ainda existem guias que são descendentes dos incas e que falam quéchua, esses conhecem a fundo a história local com detalhes.

Primeiro, encontre um lugar para ficar. Sugiro o Hotel Cáceres (hotelcaceres@hotmail.com), na Calle Plateros, 368. Além de excelente atendimento, fica ao lado da Plaza de Armas, o principal ponto da cidade, é bem limpo, confortável e barato, com diárias próximas a 8 dólares. Para comer, procure pelo mercado municipal, onde existem inúmeras barracas de comida (experimente o pão com nata...é uma delícia e alimenta bem) e também é uma explosão cultural com milhares de cores, odores e sons muito bacanas. No trajeto entre a pousada e o mercado municipal, existem inúmeras agências turísticas com preços bem variados e serviços que são basicamente os mesmos então pesquise muito antes de decidir por uma.

Minha sugestão é que entre em contato com um guia chamado Aquino Huilcas, um cara muito bacana, que conhece muito sobre a história deste povo, seu e-mail é aquino_h@yahoo.es, procure-o e veja com qual empresa ele está trabalhando. Vale à pena!

Não deixe de visitar: Pisac (grande área de plantio, localizada no vale sagrado, com ruínas no alto da montanha. Tem um visual muito bonito e vai dando um gostinho no que está para vir. Em seguida, não deixe de conhecer Ollantaytambo, uma cidade inca que não foi abandonada e portanto muita coisa ainda funciona como era no passado. Para quem está indo à Machu Picchu e está precisando economizar, não precisa pegar o “famoso” trem que custa a bagatela de U$60,00 (é sessenta dólares mesmo!!!) ida e volta (Ollantaytambo – Águas Calientes). É só seguir caminhando pela linha do trem, não perigoso, nem muito longe (coisa de duas a três horas de caminhada em ritmo beeeem suave).

Em Águas Calientes é preciso ficar em um hotel (NÃO FIQUEM NO “IMA SUMAC” – MINHA MALA FOI VIOLADA E O CARA DE PAU AINDA DISSE QUE FOI RATO!!!), para somente no outro dia bem cedo subir à Machu Picchu (Tem um microônibus que faz o trajeto e vale à pena pagar por ele, porque a subida é grande...). Cheque cedo à Machu Picchu para poder subir à Wayna Picchu (somente 400 pessoas ao dia) uma montanha 800m acima de Machu Picchu que proporciona o visual mais incrível das ruínas.

É bom levar comida e água, por que lá em cima tudo custa uma fortuna, e por fim, aproveite seu tempo por lá, por que por mais que se aproveite, aquele lugar deixa muita saudade.

Boa Viagem!!!

30 comentários:

  1. Oi Jonas!! Adorei seu relato, me ajudou bastante a começar a planejar meu mochilão pela América do Sul!
    Continue postando no blog suas viagens!
    Beijos,
    Camila

    ResponderExcluir
  2. eu pretendo fazer isso tbm, muito boa a explicação

    ResponderExcluir
  3. O Jonas me ajuda aí..... estou planejando ir em Janeiro ou fevereiro para Cuzco .Preciso de dicas sou de SC e não tenho muita grana pra gastar.Fico agradecida]
    at
    JAQUELINE
    dionicasc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline,
      Para poder te ajudar, preciso de mais informações sobre a viajem. Quanto tempo dispõe, quanto capital ($), o que pretende visitar...fico no aguardo ok?

      abraço.

      Excluir
  4. Olá Jonas, como faço para saber mais informações sobre o custo aproximado da viagem?

    Grato.
    Rodrigo Miguel Campo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,
      Quando estive por lá, gastei em torno de U$ 1.000,00, saindo de SP, contando com ida e volta, alimentação, estadia, passando por Sta Cruz de la Sierra (Bolivia), La Paz, Tiuhanaku, Cuzco, fazendo tour pelo vale sagrado, Macchu Picchu, voltando à La Paz, Oruro, trem para Villazon, Salta (Argentina), Assuncion (Paraguai) e voltando a SP.
      Tudo vai depender da maneira que você viaja.
      Economizei bastante viajando à noite e dormindo no ônibus e comendo em restaurantes populares.

      Excluir
  5. gOSTARIA DE SABER VOMO FAÇO PRA IR DE LIMA PARA CUZCO DE AVIÃO,
    NÃO TOU CONSEGUINDO COMPRAR PELA STAR PERU CERCA DE U$ 79, MAS
    SEMPRE VOLTA DIZENDO QUE NÃO TEN REPRESENTANTE NO BRASIL. MTENTEI
    COM SUBMARINO, DECOLAR ETC E NENHUMA SE CONSEGUE COMPRAR. SOMENTE A TACA E LANCHILE MAS SÃO PREÇOS EXORBITANTES. SEI QUE IR DE CARRO ´[E FURADA CERCA DE UM DIA PRA IR OUTRO PRA VOLTAR E NÃO TENHO ESTE TEMPO. ME AJUDE POR FAVOR. SIM, TB M ESTOU COM DIFICULDADE DE COMPRAR O TREM M AIS BARATO POR INTERNET. ME AJUDE OBGDA. FIOCO AGUARDANDO UMA LUZ

    ResponderExcluir
  6. Oi Rita, a princípio não há dificuldades para compra no site da Star Perú. Acredito que eles não estão cadastrados em sites como submarino, decolar ou voos.com (talvez mandando um e-mail para a companhia eles tenham como te auxiliar). Quanto ao trem, trat-se do mesmo trajeto??? não ficou claro...

    ResponderExcluir
  7. De cuzco a machupichu encontrei uma agencia que levou um grupo por 120 dolares e estava incluso ida até aguas calientes. Ao chegar na hidreletrica pode caminhar de graça 10 kms, eu fiz a caminhada ou pagar 18 dolares e subir de trem. Estava incluso o jantar,o hostel, o café da manhã e a entrada do parque! Pela manhã bem cedo pode caminhar ao parque ou pagar 8 dolares em um ônibus e vale a pena pagar porque tem muito para caminhar. Pode descer a pé na volta ou usar o ônibus por mais 8 doláres, depende do seu cansaço. Na volta a aguas calientes o trem estava incluso e aí só aproveitar a viagem!

    ResponderExcluir
  8. Ola Jonas, tudo bem ? vou tirar férias em Setembro, e pretendo ir para o Peru passando pela Bolívia, e voltar pelo Chile, pois quero ficar 3 dias em Santiago que já conheço.
    Preciso da sua ajuda, quantos dias em média vou gastar, e principalmente qto vou gastar em dinheiro ? ainda mais que gosto de comprar muita coisas de artesanato qdo viajo.
    Outra duvida, vc acha perigoso ir sozinha, eu sendo mulher. Quando fui p/ o Chile, fui sozinha e foi bem tranquilo. Se puder me ajudar ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  9. Oi Kalina, te responder não vai ser tarefa fácil. Você pode fazer uma viagem dessa com U$1.000,00 ou com U$1.000.000,00. Vai depender de como irá fazer este trajeto.
    Por exemplo, existe uma linha de trem ativa que sai de Oruro (perto de La Paz - Bolívia) que te leva até Villazón, na fronteira norte da Argentina. É um trecho muito barato e bonito. Tem a possibilidade de fazer uma escala no Salar de Uyuni, que é fantástico. Se você me der mais detalhes de como pretende realizar estes trechos, fica mais fácil de mensurar quanto irá gastar.
    Quanto a ser perigoso, penso que não. Este trecho é repleto de turistas de toda parte do mundo. Não quer dizer que deva estar atenta ao seu redor, mas já ví muitas mulheres sozinhas viajando por lá.
    Fico aguardando seu retorno.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Jonas, adorei seu post, parabéns pela viagem! Eu e minha amiga estamos querendo fazer um mochilão para Machu Picchu, saindo de Rosário (onde ela mora). Você sabe me dizer qual é a melhor época para ir visitar? E quantos dias devemos ficar (para aproveitar tudo)? Estamos querendo gastar o menos possível, indo de onibus e visitando também o Chile. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alinne, Melhor data acredito ser Maio, onde ainda não é tão frio, mas tb nada impede de seguir nos outros meses, de preferência entre outono e inverno, onde o risco de chover é bem menor. Agora...quantos dias ficar para aproveitar...uns 730??? hehehehe.
      Se você estiver falando de Rosário na Argentina, dê uma olhada neste site (http://www.sateliteferroviario.com.ar/horarios/mapa_argentina.htm). Cogite a possibilidade de ir de trem até Tucuman, seguir até Salta ou Jujuy na fronteira com a Bolívia, de onde sai um trem que faz Villazón - Oruro, chegando bem próximo a La Paz. Fica muito barata a viagem e passa por lugares incríveis.

      Excluir
  11. Olá Jonas, gostaria de saber se você reservou as pousadas e os passeios com antecedência, ou seja aqui no Brasil.
    Estou preocupada, pois como vou em Julho, li que pode acabar os bilhete pros passeios, por isso deveria comprar antes. Mas ao mesmo tempo li que comprar lá é mais barato, pois é na moeda local, e não em dollar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina. Na verdade, quando saí de casa nem pensava em ir ao Perú. Estava seguindo rumo ao deserto do Atacama, mas quando cheguei em Assunção mudei de idéia. Fiz as contas e mudei o rumo para Machu Picchu.
      Não sei se há como acabar os bilhetes de passeio. Sempre há alternativas.
      Deixa a aventura fluir que fica muito mais interessante. Principalmente se você tiver tempo.

      Excluir
  12. OLÁ,SOU DO RJ,E EM NOVEMBRO VOU PARA O PERU EM UMA GRANDE AVENTURA DE ÔNIBUS,SE ALGÉM QUISER IR É SÓ ENTRAR EM CONTATO PARA PROGRAMAR.
    ABS. LUIZ FERNANDO
    INTERNACAOIMNE@YAHOO.COM.BR
    22-998927089

    ResponderExcluir
  13. Olá jonas, Estou buscando me planejar para fazer uma viagem para o Chile, a priori pensei em Peru e Bolivia, mas como as passagens pro Chile estão mais baratas e já estava em meus planos conhecer o Chile também, acho que vou começar por lá. Será que você teria dicas preciosas para o Chile assim como tem para o Peru e a Bolivia? Locais para conhecer, onde se hospedar, transportes e etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliane, infelizmente ainda não tenho dados atualizados para uma viagem ao Chile, mas estou tentando entrar em contato com um amigo que está morando em Santiago e assim que conseguir posto aqui, ok?
      Boa sorte!!!

      Excluir
  14. Oi Jonas, pretendo passar entre uma semana ou 15 dias em Cuzco (ainda não é certo) quantos $ mais ou menos vc acha que devo dispor para aproveitar devidamente, mas ainda sim de forma econômica?
    E sobre o transporte, qual o melhor meio de locomoção e como funciona o serviço de transporte público?
    Agradeço desde já, Rita.

    ResponderExcluir
  15. Olá Jonas, eu e minha prima queremos ir para o Peru no fim do ano, passar pela Bolivia, pela fronteirinha com o Chile. Sairemos de Curitiba. Queriamos gastar uns U$ 1.000,00. Nossa ideia é conhecer as cidades pequenas, interior sabe, e claro, Cusco, Pisac, Ollanbytambbo, e super aceito indicações hehehe. Queremos ficar de 20 a 30 dias, passar a virada do ano no Peru, em um lugar bem legal, que ainda nao sabemos, tambem aceito indicações hehe poderia nos ajudar? Obrigada Jonas.
    fernandahordeclife@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Jonas!

    Quero viajar em 2016. Ainda não decidi em qual dos semestres. Moro em Cuiabá-MT então a ideia e pegar um bus de Cáceres (MT) até San Mathias (Bol), visitar o salar, a reserva Eduardo Avaroa, depois partir pro Atacama (dia e noite) e em seguida Machu Picchu. A volta pra minha terra seria do Peru de avião.

    Gostaria de saber quanto eu terie que gastar, em média, considerando a alta do dolar, a passagem de volta, alimentação, alojamento e os passeios mais tradicionais em cada local. Me ajuda, please!!

    Agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drica, sua pergunta me deixa em uma "saia" justa, por que eu não fiz esse trajeto.
      Abraço.

      Excluir
  17. 0 onibus de aguas calintes machu picchu agora custa 12 dolares so ida ou 77 soles ida e volta , se tiver disposicao da p voltar a pe pela trilha de escadas e tranquilo, so nao esqueca de levar repelentes essa epoca, outobro , e um absurdo de mosquito agora entendo pq pedem a vacina de febre amarela,

    ResponderExcluir
  18. Nao se esqueca que a montanha do parque e para quem tem folego e nao tem medo de altura a subida e ingreme e cheia de abismos, vi no dia que subi 3 pessoas sendo atendidas, uma morreu de mal subito , uma escorregou, e cansativo e a ultima etapa ja no terraco da p chegar mas a ultima subida os degraus sao muito ingrimes mau da p um pe e o abismo esta ao lado da escada e desesperador e para quem gosta da uma s 2 hs de subida e decida

    ResponderExcluir
  19. Every one need a best company to go for a tour. A best option to choose travel agency. You give a nice thing in this blog. Thank you for such a nice article.

    Visit: PERU TURISMO

    ResponderExcluir
  20. Ola Jonas, adorei seu relato. Qual é o melhor mês para conhecer Machu Picchu? estamos pensando em irmos no inicio de maio. Sueli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui em uma data aproximada e gostei muito.
      Não é muito frio, nem tem chuva...

      Excluir
  21. Olá pessoal!
    primeiramente parabéns pelo blog, sensacional suas dicas!
    Eu pessoalmente recomendo ás pessoas que não sabem onde viajar em suas próximas ferias
    recomendaria viajar ao peru y conhecer sua cultura viva, historia, tradição, gastronomia e muitas coisas mais que não terminaria de dizer.

    ResponderExcluir